Vamos nos armar! (Weapon Mastery)

Algo comum em vários sistemas e jogos mas que normalmente não faz diferença em 3D&T, porque você tem liberdade total no que escolhe como arma e isso não afeta o seu dano.

Ainda assim acho interessante ter esse tipo de opção para focar o personagem, bem como acontece com as Especializações, mas sem a necessidade de uma perícia nova ou adaptar uma existente para isso, então nada mais fácil que uma vantagem. Algo parecido existe no kit Mestre de Iaijutsu (para katanas) e alguns outros poderes de kit como Mestria em Arma, então quero trazer algo do gênero para todas as armas de forma mais livre.

Alguns exemplos de armas.

Maestria com Item (1pt cada)

Você é treinado no uso de um tipo de equipamento específico, sendo extremamente habilidoso com ele. Pode ser um item ofensivo (o mais comum) ou defensivo.

Uma lista de itens comuns a serem escolhidos: arco e flecha, besta, estilingue, facas de arremesso, kunais, machadinhas de arremesso, canhões, metralhadoras, pistolas/revólveres, rifles, itens explosivos (como granadas), bastões, foices, lanças, adagas/facas, espadas, clavas, machados, maças etrela, manguais, martelos, soqueiras, qualquer outra arma sem lâmina de curto alcance, chicote (que pode exigir também Membros Elásticos, se quiser usar F para atingir inimigos distantes), armaduras, escudos, qualquer outro item individual para ataque ou defesa.

Todos tipos de equipamento podem ser escolhidos para esta vantagem, mesmo que seja algo exótico e único. Apenas indique o item que quer receber o bônus na sua ficha e a característica usada. Quer usar seu escudo para atacar ou anel para defender? Sem problemas!

Sempre que utilizar esse tipo de item você recebe um bônus de +2 na sua FA (para armas) ou FD (itens de defesa), independente do tipo de dano ou item escolhido. Dessa forma usar F (fogo) com uma espada recebe o mesmo bônus se usar uma espada normal (corte), pois o funcionamento do item é o mesmo. Este bônus é válido apenas para FA/FD por F, A ou PdF, e não para magia, como escolhendo um cajado mágico. Porém você poderia dizer que o seu PdF (frio) é um cajado que dispara projéteis de gelo; o dano ainda será não-mágico, e poderia receber o bônus da vantagem.

Note que o bônus é aplicado sempre que usar o item, e não por item usado. Se a sua técnica envolve usar várias espadas ao mesmo tempo o bônus ainda será aplicado apenas uma vez.

Zoro, em One Piece: não adianta querer apelar, o bônus não vai subir!

Você também recebe um bônus de +1 em um teste de perícia ao usar o item escolhido se conseguir uma boa explicação para isso, ao custo de 1PM. Por exemplo, você poderia usar seu arco para disparar uma flecha com corda amarrada ao fazer um teste de Escalada (Crime ou Esportes), usar seu escudo como alavanca para Arrombar uma porta (Crime) ou simplesmente usar a sua arma escolhida para Caça (Esportes ou Sobrevivência).

Alguns itens podem entrar em mais de uma categoria dependendo do seu uso, como uma lança que pode ser arremessada ou usada como arma de combate corporal; nesse caso você recebe o bônus apenas quando utilizada da forma principal comprada pela vantagem, a não ser que compre mais de uma vez para a outra categoria. Por exemplo, Maestria com Item (lança, F) ou Maestria com Item (lança, PdF). Você pode ainda escolher uma arma para melhorar a sua defesa, usando ela para bloquear os ataques inimigos, seguindo o mesmo exemplo ficaria Maestria com Item (lança, A).

Outro benefício, você aprende como melhorar a sua técnica na medida que continua usando tal item durante suas aventuras. Ao custo de 5PEs você pode aumentar em +1 o seu bônus, até um limite extra igual a sua H ou F/PdF (o que for mais alto). Esse bônus extra não pode ser comprado durante a criação de personagem e não se aplica a testes de perícia feitos com o item, apenas FA/FD, e não se acumula caso compre a vantagem mais de uma vez para o mesmo item como mostrado acima.

Disgaea: exemplo de jogo com a cara de 3D&T e proficiência com itens.

Aí está.

Vale notar que outra forma de chamar a vantagem já tem um poder de kit com o mesmo nome, ‘Maestria em Arma’, logo essa não era uma opção. Outra coisa é que esse nome serviria apenas para armas, e não para itens de defesa, mas ainda queria deixar algo próximo do que já temos. “Proficiência” seria bom também, mas mais longo, então optei pela versão curta.

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started